Orando
O ministério de oração da Igreja Batista do Lago deseja que todo membro desenvolva seu momento de oração, pois a oração é um exercício em que o cristão dedica a primícia diária, bem como investe tempo de qualidade e de intimidade dentro da sua rotina. É por meio dela que nos conectamos a Deus e quanto mais oramos mais nos aproximamos Dele e da sua vontade para as nossas vidas. É a forma mais genuína de nutrir um relacionamento sincero com o Pai, onde podemos agradecer, pedir e abrir nosso coração sobre como nos sentimos, nossos anseios e medos. Jesus é o melhor amigo, amoroso, fiel, compassivo, sempre presente e disposto a nos escutar.

Servindo
Melhor é dar do que receber! Neste mundo atual tão individualista e egocêntrico, a igreja de Cristo vai na contramão, pois é no lavar e enxugar os pés do nosso próximo, no sentido de servi-lo, que aprendemos sobre humildade, sobre a despeito da nossa bagagem (o que temos) e conhecimento (o que somos), nos fazermos menores para que Deus seja glorificado. Neste contexto, dons e talentos devem ser colocados à disposição do corpo de Cristo com o objetivo não de reconhecimento pessoal, mas de cumprir o chamado com responsabilidade, assumindo assim a obra que foi entregue a cada um. Há ainda aqueles que pensam não ser nada e nem ninguém. Para estes, muitos sem autoestima e sem esperança, a igreja é o ambiente ideal para descobrir e desenvolver habilidades. Todos são bem-vindos. Na IBLN servimos com alegria. Incentivamos e valorizamos os irmãos.

Ofertando
Assunto polêmico é falar de dinheiro + igreja. Quanto preconceito e escândalos de corrupção e desonestidade mundo afora ajudam a botar lenha nessa fogueira. Porém para os cristãos que participam efetivamente da igreja, que conhecem da gestão e da destinação dos recursos e de todo o cuidado com a transparência e economia financeira, ofertar pequena parte do que se recebe com a graça de Deus é gesto de liberalidade. As contribuições não são cobradas e sim doadas de coração, na certeza de que financiam importantes projetos sociais, bem como a manutenção das instalações da igreja, pagam o salário de seus funcionários e colaboradores e são fundamentais para a proclamação da palavra de Cristo Jesus a todos os povos, sem distinção.
